quarta-feira, 25 de junho de 2014

Como eu queria estar lá, Tchê! - Conexão BRASIL/ ARGENTINA

Desde quando decidi morar no rio, há 15 anos atrás, vários são os momentos nos quais desejo estar em Porto Alegre. Em datas familiares importantes, em eventos e momentos da vida dos meus grandes amigos da Nata Santa Rosa. Ou, até mesmo, só por estar, pelos ares gaúchos, pelos “ventos desgarrados de saudade”.
Especialmente hoje, eu queria muito estar lá. Queria ver Porto tomada pelos argentinos. Queria estar com um lenço vermelho no templo Beira Rio, no único dia em que, mesmo inteiramente colorido de azul, certamente vai estar lindo, iluminado. Hoje, hoje, hoje, não tenho dúvidas, “minha alma lá deixei”.
Queria acordar, tomar um chimarrão amargo e, enquanto a chaleira chia, vestir o colorado manto sagrado e como todo o “nasci igualzito ao pai” tem sua exceção , ver o Messi brilhar, ao som de um “toque de gaita ou violão”.
Sim, está tendo Copa. Está lindo ver a cidade maravilhosa invadida por várias etnias, vários povos e culturas, várias torcidas brindando com a nossa cerveja, nos nossos bares, interagindo, compartilhando, vibrando. Sem dúvida nenhuma, “onde tudo que se planta cresce o que mais floresce é o amor”.
Sim, está tendo Copa e eu fico vidrada assistindo aos jogos. Me envolvi, me joguei, me entreguei. E, mesmo com inúmeras crises e problemas no nosso “canto gauchesco e brasileiro”, continuo com o mesmo pensamento “quero lutas, guerras não...Erguer bandeiras sem matar, vento negro é furacão”.
Sim , está tendo Copa e daqui algumas horas, o jogo da Argentina será em Porto Alegre. Imagino Buenos Aires. Beber um vinho na praça de Palermo ou comer uma empanada andando pela feira de San Telmo. Ouvir um tango, uma milonga, caminhando pelas ruas da Recoleta. Beber uma Quilmes Stout no Caminito, comer uma carne em Puerto Madero. Um café, uma colher de doce de leite...Mas hoje eu queria estar em Porto Alegre. No Cais, na Cidade Baixa, no Gasômetro, no Moinhos, na Osvaldo, na Redenção. ”E de lambuja permita, que eu nunca saia daqui”...
Centro de POA
Pôr do Sol no Guaíba
Sim, está tendo Copa e fui, desde o início, tomada por esta paixão. O coração acelera, a respiração muda o compasso, as pernas tremem, o grito ecoa. Tudo é intenso. Forte. Verdadeiro. Durante o dia inteiro, não sai de mim. Está longe, está perto. “Longe é perto o que vale é o sonho”. É aqui, é em mim.

Sim, está tendo Copa, Copa das surpresas, dos gols, dos grandes times indo embora cedo. Copa dos Craques, dos acréscimos, Copa das Copas. Na Copa não tem time, tem seleção. Hoje sou colorada de coração azul querendo muito estar aí, no meu Porto que, de tão alegre, hoje virou Argentino. É....”quem vai embora tem que saber, é viração”.

  
AMORA XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário